terça-feira, 13 de março de 2012

O Problema do Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente


 Vamos falar disso!


O abuso sexual no Brasil exige que todos tenham atitudes mais responsáveis.
Cabe a nós escolhermos qual será a nossa atitude, podemos fazer alertas, comunicar as autoridades através dos telefones 100 e 156 ou também pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br.

O abuso sexual é uma realidade que sempre acontece com uma criança ou adolescentes. Podemos dizer que a exploração e o abuso sexual  fazem parte de um conjunto de condutas exercidas (com ou sem consentimento da criança ou adolescente) por uma pessoa maior de idade, que usa seu poder ou autoridade para a obter favores ou vantagens sexuais.(http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/18-de-maio/exploracao-e-abuso-sexual-um-grande-desafio)

Você sabe a diferença entre exploração sexual e abuso sexual?

Abuso sexual
Pode ser  dentro ou fora da família. acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física.
Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também constituem características desse tipo de crime.

Exploração sexual comercial
É o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas (ou seja, em troca de dinheiro). Alguns exemplos são a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados.
Nesse tipo de violação aos direitos infanto-juvenis, o menino ou menina  explorado passa a ser tratado como um objeto sexual ou mercadoria. Assim, ficam sujeitos a diferentes formas de violência, como o trabalho forçado.
Em outras palavras, a exploração ocorre quando a criança ou adolescente vende seu corpo porque foi  induzida a essa prática, seja pela situação de pobreza absoluta, pelo abuso sexual familiar ou pelo estímulo  ao consumo.
Uma criança não tem poder de decisão para se prostituir, mas pode ter seu corpo explorado por terceiros, que obtêm algum tipo de lucro com isso. Portanto, não existe “prostituição infantil”, e sim exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.



Falando sobre os abusadores e exploradores
Os abusadores  geralmente são pessoas com problemas mentais ou psicológicos que geralmente foram abusados quando crianças.
Os abusadores precisam de tratamento, pois em alguns casos são consequência de traumas, transtornos psicológicos que devem ter um acompanhamento das autoridades médicas e responsáveis.
O abusador pode ser alguem da familia, um amigo, um desconhecido, vizinho, professor e etc.

Ja o explorador trata-se de um criminoso, pois usa de sua autoridade para levar vantagem financeira, não respeitando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 


    



 
Como podemos perceber?
As crianças e adolescentes apresentam varias formas de demostrar o abuso como: tristeza, aflição, isolamento, mudança de comportamento, fica introspectiva, entre outros comportamentos padrões.













Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

Imagens utilizadas encontram-se nos seguintes links abaixo:
 








Texto elaborado por:
Lucas Eduardo
Luana Camargo
Leone dos Santos
Caroline Beatriz
Rafael